CadastroENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume
Áudios
App Android
App IOS
Facebook Capital
Twitter Capital
Instagram Capital
YouTube Capital
Whatszap Capital

RECEITAS




O Pão de Chocolate do seu réveillon

Bolos, tortas e mousses/Receitas do Programa do Rony




O autor desta receita, jornalista Luiz Américo de Camargo, 50 anos, dispensa apresentações. Embora seja especialista em pães, suas habilidades culinárias se estendem para a cozinha em geral. Não por acaso, já participou de avaliações no renomado programa MasterChief, da TV- Bandeirantes.

Ele já presentou o Programa Rony Magrini com um delicioso pão integral. Aliás, pão é a sua especialidade. Nesse sentido, em 2016, ele lançou o livro “Pão Nosso: Receitas Caseiras Com Fermento Natural” (Panelinha/Senac), que foi muito bem recebido pelos entendidos no assunto e amantes de pão em geral. A bela receptividade o levou a lançar novo livro sobre no tema no primeiro semestre do ano que vem. Aguardem!

Este Pão de Chocolate tem a finalidade de tornar a sua festa de Ano Novo mais saborosa e divertida. Vista-se de branco, como pede a festa, pois todos os deuses vão estar de olho na mesa.

 Foto: Arquivo pessoal

PÃO DE CHOCOLATE

Ingredientes

400 g de farinha de trigo

100 g de farinha integral

300 ml de água

5 g de fermento biológico seco instantâneo

10 g de sal

20 g de cacau em pó

80 g de chocolate ao leite. (Em gotas ou nem barra, picado em cubinhos)

20 g de mel

 

Como fazer

1) Coloque a água numa tigela grande e dilua o fermento e o mel com uma colher. Acrescente os dois tipos de farinhas e o cacau em pó. Vá misturando. Se quiser, guarde um pouco de farinha branca para juntar, aos pouquinhos, no momento de sovar. Depois adicione no sal, em pitadas, sempre mexendo.

2) Comece a sovar, apertando e esticando a massa, dobrando-a sobre ela mesma. Manipule a massa com movimentos regulares, mas com suavidade. Faça isso por 10 minutos, até ela ficar bem lisinha, bem macia.

3) Feito isso, acrescente o chocolate. Distribua bem pela massa. Sove um pouco mais, até ficar bem agregado.

4) Modele uma bola e cubra a tigela com um pano ou filme. Deixe num local sem sol e sem vento. Vai crescer por 1h30 hora.

5) Depois de uma hora e meia, coloque a massa numa bancada com um pouco de farinha para não grudar. Estique, abra a massa, afunde para tirar as bolhas.

6) Dobre a massa como um envelope, feche a emenda. Vire a emenda para baixo e dê ao pão um formato alongado, mas quase oval. Um filão, como se diz.

7) Pegue uma assadeira antiaderente ou com uma tela de silicone, ou coberta por uma camada de farinha, para não grudar. Acomode a massa modelada sobre ela, cubra com um pano. Vai descansar mais 45 minutos.

8) Ligue o forno à temperatura alta, a pelo menos 220 graus, forno alto.

9) Pré-aqueça por meia hora. Se quiser, na parte mais baixa do forno coloque outra assadeira com água na hora de assar. (A umidade deixa o pão crocante). Ao final desses 30 minutos, é hora de colocar o pão no forno.

10) Com uma faca bem afiada, ou serra, ou estilete, faça um corte ao longo do pão, quase de ponta à ponta, imediatamente antes de colocar a assadeira no forno. Borrife um pouco de água sobre o pão dentro do forno, para ficar crocante. Ou mantenha a assadeira com água dentro do forno.

11) Asse por 40 a 45 minutos, até ficar dourado.

Pronto!! Agora é só se deliciar #humm       


Envie a sua receita para a Rádio Capital


Tags: 


Mais Receitas


11/03 17:06: S.O.S Previdência
Facebook Twitter Instagram YouTube Whatszap App Android App IOS
® 2019 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados