CadastroENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume
Áudios
App Android
App IOS
Facebook Capital
Twitter Capital
Google Plus Capital
Instagram Capital
YouTube Capital
Whatszap Capital

RECEITAS




Rabanada portuguesa com certeza

Doces/Receitas do Programa do Rony




A receita desta rabanada foi recolhida pelo “Seu” Zé numa aldeia de Portugal chamada Penela, que fica próxima à histórica cidade de Coimbra (207 km de Lisboa, ao norte, a capital). Trata-se de uma receita típica de Natal, embora naõ exista claramente um motivo para essa qualificação.

A rabanada é mencionada em Portugal desde o século XV, uns cem anos antes da descoberta do Brasil. Lá  também é conhecida, particularmente no sul do país, como “fatia de parida”, pois acreditava-se que aumenta a produção do leite materno. No entanto, a julgar pelos registros históricos coletados mais recentemente, não nasceu em Portugal. O romano Marco Gávio Apicio já falava dela. Mas em vez de vinh, sua receita era embebida em leite antes de fritar. Aliás, muita gente também faz assim entre nós; é uma questão de gosto.

O senhor Apicio deve ser levado à sério, pois é o primeiro gastrônomo que se tem notícia. (Gastrônomo vem a ser o sujeito que aprecia intensamente a boa comida e até dedica-se a estudá-la como se fosse uma ciência). Aliás, Apicio é citado com respeito por todos os especialistas do ramo. Ele viveu no século I, justamente no governo de Tibério César, que era o imperador romano no tempo de Jesus. Portando, também foi seu contemporâneo. Com certeza, se tivesse sabido do milagre de Cristo nas Bodas de Caná, que transformou água em vinho, à pedido de Maria, quando a bebida acabou durante uma festa de casamento, iria procurar o Salvador para saber que tipo de uva ele tinha usado e como o vinho ficou bom, apesar de ser servido imediatamente depois de ser feito, sem o descanso costumeiro para aperfeiçoar o sabor. Portanto, vocês podem escolher entre o vinho e o leite. Mas o “seu” João Bigodes, que passou a receita ressaltou que a rabanada da terrinha, pelo menos lá na região da Beira, é com vinho. Nesse sentido, o pessoal de lá chega até a usar vinho do Porto para fazer. Mas aqui não é aconselhável por causa do preço. Em Portugal é barato, por ser produto da térrea, algo como nossa cachaça. Mas aqui...

Haja carteira recheada!


Foto: Reutilização Google

Rabanada Portuguesa 

 

Ingredientes

2 chávenas (xícaras) de chá de vinho tinto seco

3 ovos

Pão cortado em fatias grossas

Açúcar e canela à vontade para polvilhar

 

Como fazer

1) Coloque os ovos e o vinho em dois recipientes distintos, ligeiramente batidos.

2) Passe as fatias de pão pelo vinho e pelos ovos.

3) Frite as fatias em óleo quente até que estejam bem douradas dos dois lados.

4) Retire com uma escumadeira e despeje sobre papel-toalha para o excesso de gordura ser absorvido

5)  Misture o açúcar e a canela e polvilhe.

Dica: A rabanada vai bem com vinho espumante ou chá.

 

 

 

 


Envie a sua receita para a Rádio Capital


Tags: 


Mais Receitas


Facebook Twitter Google Plus Instagram YouTube Whatszap App Android App IOS
® 2019 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados