ENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume

RECEITAS




Bolo de chocolate total

Bolos, tortas e mousses/Receitas do Programa do Rony



Siga a tradição deste bolo de chocolate total

A receita deste bolo de chocolate total faz parte a família do “Seu Zé há mais de 50 anos. Foi trazida e apresentada pela Tia Poema, já falecida, que a recebeu de uma amiga e distribuiu-a entre os parentes. A ideia principal do bolo era a de fazer algo para os apaixonados pelo chocolate, isto é, consistia em juntar chocolate sobre chocolate. De início, era coberto com chocolate granulado até que alguém - infelizmente a descoberta não foi documentada - resolveu, com grande sucesso, aplicar cobertura de chocolate. Cedo todos perceberam que se tratava de um bolo típico para gulosos, aqueles devoradores que pouco estão preocupados com excesso de peso e outras consequências infelizes, no sentido de que se come sem parar, principalmente na circunstância de acordar à noite e ir fuçar na geladeira. O estado de sonolência desarma qualquer defesa ou policiamento. Sem atinar direito as coisas naquela situação, a pessoa pensa: na semana que vem eu faço dieta.

No caso específico da família do “Seu Zé - mulher (uma) e filhos (três) – foi estabelecido um critério razoável de consumo: o bolo de chocolate total é feito cinco vezes por ano, no dia de aniversário de cada um. E pronto! Não se admite em outras ocasiões e isso já se transformou em tradição. O arranjo ficou interessante, pois além de não banalizar o acepipe, criou uma agradável perspectiva na passagem dos dias. Oba! No dia 23 de fevereiro... Ou em 11 de junho.

Ou em 25 de setembro (natalício dos filhos) vai ter aquele bolo de chocolate!

Durante 25 anos, a responsabilidade foi entregue à Dona Joana, uma cozinheira maravilhosa, empregada competente e, sobretudo, uma mulher muito querida, sempre recordada. Depois de sua morte, há 13 anos, a incumbência foi passada para a Mila, atual responsável, fornecedora dessa receita, com a mesma competência e igual carga de afeto. Aliás, foi ela que decidiu consolidar de vez a cobertura no lugar do granulado.

Mila foi uma aprendiz dedicada e persistente, sempre utilizando o rabo dos olhos, pois o único defeito de Dona Joana era o de cultivar um ciúme das suas comidas. Quando cozinhava, ficava se movimentando em frente ao fogão como fosse algo instintivo. Mas, na verdade, “Seu Zé sabia muito bem que ela queria tapar a visão para que ninguém a visse trabalhando. No caso de fazer molho de ferrugem para a língua ensopada, a situação era impagável quando a sogra de “Seu Zé, 92 anos, estava em visita. A sogra é fanática pelo prato e ficava atrás de Dona Joana para acompanhar e aprender. Impossível! As duas pareciam estar exibindo uma dança bem ensaiada. Se a sogra ia para a direita a fim de enxergar melhor, Dona Joana fazia o mesmo movimento. Aquela dança não tinha fim e durante o seu transcurso, as duas fingiam que não estava acontecendo nada.

Bom bolo de chocolate total para vocês.


Foto: Arquivo pessoal

Bolo de chocolate total


Ingredientes

6 ovos

1 copo (americano) de açúcar

½ copo (americano) de óleo

1 copo (americano) de água morna

1 copo (americano) de chocolate em pó

1 copo (americano) de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

 

Como fazer

1) Coloque os ovos e o açúcar numa vasilha. Bata por cinco minutos na batedeira ou com o batedor manual (Fuê).

2) Acrescente o óleo e continue misturando. Em seguida, acrescente o chocolate em pó e a água morna aos poucos.

3) Acrescente a farinha de trigo e misture, por último adicione o fermento em pó e misture devagar..

4) Coloque a massa numa forma untada com chocolate. Leve ao forno a 180 graus.

5) Deixe assar por 55 minutos. Faça o teste do palito de dente. Deixe esfriar.

 

Recheio

2 latas de leite condensado cozido.

 

Cobertura

Ingredientes

1 caixinha de creme de leite de 200 g

5 colheres de sopa de açúcar

5 colheres de sopa de chocolate em pó

 

Como fazer

1) Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo.

2) Mexendo sem parar com uma colher, até se aproximar do ponto do brigadeiro mole.

3) Deixe esfriar e leve à geladeira por 10 minutos.

4) Monte o bolo com o recheio e por último aplique a cobertura sobre ao bolo.

Pronto!! Agora é só se deliciar #humm   




Envie a sua receita para a Rádio Capital


Tags: 


Mais Receitas


® 2018 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados