ENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume

RECEITAS




Pão integral

Pães/Receitas do Programa do Rony



(Por Luiz Américo Camargo, autor do livro Pão Nosso)

 
Foto: Imagem ilustrativa | Reutilização Google


Ingredientes:


400 g de farinha de trigo

200 g de farinha integral

360 ml de água

10 g de fermento biológico seco instantâneo

12 g de sal

 

Modo de preparo:

1) Coloque a água numa tigela grande e dilua o fermento, com uma colher. Acrescente os dois tipos de farinha de trigo, vá misturando. Se quiser, guarde um pouco da farinha branca, para juntar aos pouquinhos, no momento de sovar. Depois, adicione o sal, em pitadas, sempre mexendo

2) Cubra a tigela com um pano ou filme plástico, deixe a mistura descansar por 20 minutos.

3) Passado esse tempo, comece a sovar, apertando e esticando a massa, dobrando-a sobre ela mesma. Manipule a massa com movimentos regulares, mas com suavidade. Faça isso por 10 minutos, até ela ficar bem lisinha, bem macia.

4) Modele uma bola e cubra a tigela, com um pano ou filme plástico. Deixe num local sem sol, sem vento. Vai crescer por 1 hora.

5) Depois de 1 hora, coloque a massa numa bancada, com um pouco de farinha para não grudar. Estique, abra a massa, afunde para tirar as bolhas.

6) Dobre a massa como um envelope, feche a emenda. Vire a emenda para baixo e dê ao pão um formato alongado, mas quase oval. Um filão, como se diz.

7) Pegue uma assadeira antiaderente, ou com tela de silicone, ou coberta por uma camada de farinha, para não grudar. Acomode a massa modelada sobre ela, cubra com um pano. Vai descansar mais 45 minutos.

8) Ligue o forno, temperatura alta, a pelo menos 220 graus. Pré-aqueça por meia hora. Se quiser, na parte mais baixa do forno, coloque outra assadeira, para colocar água na hora de assar (a umidade deixa o pão crocante). Ao final desses 30 minutos, é hora de colocar o pão no forno.

9) Com uma faca afiada, ou de serra, ou estilete, faça um corte ao longo do pão, quase de ponta a ponta, imediatamente antes de colocar a assadeira no forno. Borrife um pouco de água sobre o pão, ou coloque uns cubos de gelo sobre a assadeira que está na parte de baixo.

10) Asse por 40 a 45 minutos, até ficar dourado.

Pronto!! Agora é só se deliciar #humm   


 


Envie a sua receita para a Rádio Capital


Tags: 


Mais Receitas


® 2018 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados