ENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume

RECEITAS




Bolo de Mandioca

Bolos, tortas e mousses/Receitas do Programa do Rony



Antes de apresentar a saborosa receita do bolo abaixo, o Programa Rony Magrini quer fazer uma homenagem merecida à mandioca, que no Nordeste é chamada de macaxeira e no Rio de Janeiro, de aipim.

Trata-se de um reconhecimento à sua generosidade. Quem já teve o privilégio de desenterrar mandioca, sabe do que estamos falando. Quase à flor da terra, uns quatro ou cinco dedos de profundidade, a mandioca já mostra sua roda de raízes. Apenas um único e simples pé é capaz de oferecer almoço para mais de 10 pessoas. Poderia haver benefício maior? É por isso que nossos índios a cultivavam com muito carinho. Nesse caso, os cinto-largas, do Brasil Central, eram mais sábios do que nós. Só arrancavam as maiores, deixam as menores crescer mais. Sem exagero: se o famoso êxodo dos judeus, saindo do Egito, bem descrito na Bíblia (Antigo Testamento) tivesse ocorrido por aqui, Jeová (Deus), em vez de enviar-lhe o maná para alimentá-los, iria mandar mandioca. Ela é tão generosa que, além do alimento em si, oferece tucupi (delicioso molho para carnes) ou se transforma em outras coisas gostosas: tapioca, polvilho, beiju... Tem mil e uma utilidades. Gente mais antiga, que vivia na roça, há de lembrar que na ceia da noite, antes de deitar o pessoal comia mandioca cozida com mel. Quer algo mais simples e deliciosamente inteligente?

Dona Ieda Matos, proprietária e chef de cozinha do restaurante Casa de Ieda, na Rua Ferreira Araújo, em Pinheiros, muito amistosamente, ofereceu-nos a receita que você está recebendo.

Quem avisa, amigo é. Não deixe ninguém se aproximar desse bolo de mandioca com coco, enquanto ele estiver quentinho, a não ser que toda a família seja convocada ao mesmo tempo. Nessa circunstância, se acontecer de haver apenas ou dois provadores, o resto da família corre o risco de só encontrar farelo no fundo da travessa, tão irresistível é. (Com café, então, já é covardia). Atenção: é o tipo de advertência que não deve ser testada.

Estamos alertando por experiência própria.

 
Foto: Imagem ilustrativa | Reutilização Google

  

Massa

1 kilo de mandioca também conhecida como macaxeira ou aipim. 

1 coco seco descascado

1 xícara ( chá ) de açúcar

3 ovos 

1 colher de sopa de manteiga

1 pitada de sal 


Preparo 

1)Descasque e rale a mandioca e o coco. Misture.
2) Junte o açúcar, os ovos, a manteiga e o sal. Misture tudo muito bem. 
3) Leve ao forno em assadeira untada com manteiga e farinha de trigo. 
4)Assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos.

( Obs: O bolo estará assado se o palito que você espetar nele sair limpo ).

Pronto!! Agora é só se deliciar #humm 



Envie a sua receita para a Rádio Capital


Tags: 


Mais Receitas


® 2018 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados