CadastroENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume
Áudios
App Android
App IOS
Facebook Capital
Instagram Capital
YouTube Capital
Whatsapp Capital

NOTÍCIAS - Famosos

Terça-feira, 28/01/2020 09:57 - Atualizado em 11/02/2020 11:21
Por Luiz Carlos Ramos

Ana Maria Braga, o câncer e o cigarro

Apresentadora da TV Globo, fumante, revela estar com câncer no pulmão e que já iniciou tratamento



A apresentadora Ana Maria Braga revelou em seu programa na TV Globo, segunda-feira, dia 27, que está fazendo tratamento contra um câncer no pulmão. “Tenho muita fé, força que vem de Deus, e acredito que vou sair dessa”, afirmou Ana Maria. Ela contou que enfrenta o ciclo do tratamento contra o adenocarcinoma, com sessões a cada 21 dias. E também relembrou o fato de anteriormente ter tido câncer no pulmão duas vezes. “Vocês me deram força”, disse aos telespectadores. “Um foi operado e, o outro, foi tratado com radio cirurgia."
Um detalhe: esse câncer é um adenocarcinoma, o nome científico, semelhante aos outros, mas que é mais agressivo e não é passível de cirurgia ou de radioterapia.
Outro detalhe: Ana Maria Braga é fumante desde sua juventude, e manteve o vício do cigarro mesmo depois de ter tido câncer.
Mais um detalhe: está provado que o cigarro provoca não só problemas de coração, como enfarte, mas também câncer no pulmão, câncer na bexiga, câncer na garganta. Inúmeras pessoas famosas, fumantes, tiveram essas modalidades de câncer: o político Mário Covas, o ator John Waynne, o ex-presidente Lula. Algumas sobreviveram com o tratamento. Outras, não.
Nos anos 1940 e 1950, inúmeros filmes americanos mostravam atrizes e atores fumando em cena: Glenn Ford, Rita Hayword, John Wayne, Frank Sinatra. Mais tarde, foi comprovado que empresas produtoras de cigarro pagavam cachê a tais artistas para que eles fumassem em cena, sob apoio dos produtores e diretores dos filmes.

Quando se tem câncer, é fundamental recorrer a tratamentos modernos e caros, e também pedir a proteção divina, como faz Ana Maria Braga, mas os hábitos alimentares e de vida são básicos para evitar qualquer doença. O Brasil é o segundo produtor de fumo do mundo – só perde para a China – e o maior exportador. Com isso, o País ganha dólares na balança comercial e também fatura com o imposto cobrado na venda de cigarros, mas gasta, anualmente, uma fábula no tratamento de pacientes com câncer que entram nas filas da rede de saúde pública.
É a Rádio Capital, cumprindo sua missão de informar e orientar.






Tags: 
Facebook Instagram YouTube Whatsapp App Android App IOS
® 2020 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados