A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terá uma programação especial entre os dias 15 e 17/11 para atender os passageiros que utilizarão a Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) para ir ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. A Estação Autódromo fica a 800 metros do portão de acesso ao Setor G do Autódromo de Interlagos. Confira:
Intervalo menor entre os trens: No domingo, das 15h30 às 18h, os trens circularão com intervalos de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú e de 10 minutos entre Osasco e Pinheiros. Nos demais horários de domingo, o intervalo será de 10 minutos em toda a linha. Entre os dias 15 e 17, haverá composições extras disponíveis caso haja aumento de demanda. Na sexta, que é feriado, os intervalos serão de 10 minutos em toda a linha. Já no sábado, das 6h às 18h, será de 7 minutos e, nos demais horários, de 10 minutos.
Atendimento especial: Também haverá reforço especial nas equipes da Linha 9-Esmeralda e em estações estratégicas como Luz e Aeroporto-Guarulhos entre os dias 15 e 17. Cerca de 100 refugiados, imigrantes e conviventes do Centro de Acolhimento Temporário vão auxiliar e orientar os passageiros da CPTM, principalmente estrangeiros, nos dias do evento. Eles são bilíngues ou poliglotas vindos de 34 países.
Intitulado “Em SP habita o mundo”, o projeto da CPTM tem o objetivo de acolher essas pessoas e inseri-las na cidade. A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania e com a Secretaria Municipal de Turismo. Também tem o apoio do Fundo de Solidariedade de São Paulo e de empresas privadas que darão uma ajuda financeira pela atividade realizada na CPTM.
Apresentação musical: Quem passar pela Estação Pinheiros entre os dias 15 e 17 poderá ser surpreendido com uma apresentação de música erudita. Das 10h30 às 11h30, o músico mexicano Alejandro Ornelas e a soprano brasileira Valquíria Gomes farão um mini concerto para os passageiros.
Feira gastronômica: Os turistas também poderão apreciar a feira gastronômica na área externa da Estação Autódromo, no sábado e no domingo, das 10h às 20h. A feira, chamada “Open Taste na Rua” terá opções culinárias de oito países feitas por imigrantes e refugiados.
Grafite: A Estação Autódromo está mais colorida desde o último dia 13, quando ganhou grafite em homenagem à Fórmula 1. O artista Todyone, que tem sua arte urbana espalhada pela capital, grafitou um menino negro segurando o capacete do tricampeão mundial Ayrton Senna. A ideia é também lembrar do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11.
Compra antecipada de bilhetes: Para agilizar o embarque após o final do GP, a CPTM recomenda aos passageiros a aquisição antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado. A compra das passagens nas bilheteiras pode ser feita normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações. A média de embarques em um sábado normal, na Estação Autódromo, é de cerca de 4,5 mil passageiros e aos domingos, de 3 mil. No fim de semana da realização da Fórmula I, a movimentação na estação gira em torno de 13 mil pessoas, tanto no sábado, quanto no domingo.
Serviço: Operação Especial CPTM – GP de Fórmula 1
Local: Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)
Data: sexta-feira, 15/11
Intervalo: 10 minutos em toda a linha
Data: sábado, 16/11
Intervalo: das 6h às 18h – 7 minutos
Demais horários – 10 minutos
Data: domingo, 17/11
Intervalo: das 15h30 às 18h00 – 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú e de 10 minutos entre Osasco e Pinheiros
Demais horários – 10 minutos em toda a linha
Apresentação musical
Data: de 15 a 17/11
Horário: das 10h30 às 11h30
Local: Estação Pinheiros
Feira gastronômica
Data: 16 e 17/11
Horário: das 10h às 20h
Local: área externa da Estação Autódromo