A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (13) o pagamento de até R$500 aos trabalhadores que tem conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Atenção para o calendário:
Para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril e que possuem conta poupança na instituição, o valor será depositado nesta sexta-feira (13).
Para os trabalhadores com data de aniversário em maio, junho, julho e agosto, os valores serão depositados no dia 27 de setembro.
Já para aqueles que nasceram em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito a partir de 9 de outubro.
Principais dúvidas:
1 – O trabalhador que não tem conta poupança na Caixa Econômica pode abrir uma conta agora para poder receber o dinheiro?
O crédito automático só será feito na conta poupança aberta até o dia 24 de julho de 2019.
2 – Como devem proceder os clientes do banco que não quiserem retirar o valor?
Eles têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa.
3 – Quando acontece o pagamento para trabalhadores que não são correntistas da Caixa?
Os valores só serão liberados no período entre 18 de outubro de 2019 à 14 de fevereiro de 2020.
4 - As agências vão funcionar em horário especial?
Nesta sexta-feira (13) as agências da Caixa Econômica abrem duas horas mais cedo e no sábado elas também vão estar abertas das 9h às 15h.
5 - O saque de até R$500 impede o trabalhador de sacar o FGTS por motivo de rescisão do contrato de trabalho?
Não. O saque não tira o direito do trabalhador ao saque do FGTS por motivo de rescisão contratual, como também em outros casos, como aposentadoria, aquisição de moradia própria e doença.
6 – Onde obter mais informações?
As consultas referentes ao Fundo de Garantia podem ser feitas no site fgts.caixa.gov.br, no aplicativo FGTS para celular ou ainda no telefone 0800-724-2019.