CadastroENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume
Áudios
App Android
App IOS
Facebook Capital
Twitter Capital
Instagram Capital
YouTube Capital
Whatszap Capital

NOTÍCIAS - Eleições / Exclusivas

Sexta-feira, 27/07/2018 17:52
Por Ana Paula Novaes

Polícia Federal ficará de olho nas fake news durante o processo eleitoral

Confira na reportagem de Cid Barboza.

OUÇA




A proximidade das eleições traz a preocupação com as notícias falsas, as chamadas fake news, que têm se alastrado pelas mídias sociais. Com isso, a Polícia Federal está atenta a esta tendência que pode prejudicar muito o processo eleitoral.

Sobre esse assunto, o repórter Cid Barboza conversou com a delegada federal Tania Prado, presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF-SP) e diretora da regional São Paulo da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Ela é especialista em fake news. “Está em andamento todo um mecanismo de funcionamento das instituições, tanto da Polícia Federal, Poder Judiciário, o Ministério Público para acompanhar aquilo que envolver os crimes eleitorais. As fake news não são algo novo e sempre tentam manchar a imagem e reputação de um candidato com mentiras, o que influencia o processo eleitoral e o julgamento que as pessoas farão dos candidatos”, explica.

A PF fez esse ano a Operação Voto Livre, que descobriu uma pesquisa eleitoral falsa. Duas pessoas foram indiciadas e respondem a processo.

Ela alerta: quem compartilha notícias falsas também comete crime. “Se você percebe que está ofendendo a honra de alguém, tem a obrigação de verificar se aquela informação é verdadeira. Tudo que é feito na internet é rastreável”, diz.

As penas podem chegar a dois anos de prisão. 

Saiba mais nos áudios no topo da página. Basta clicar os botões play.

Foto da capa: Nelson Jr/ASICS-TSE






Tags: 


Veja mais

Facebook Twitter Instagram YouTube Whatszap App Android App IOS
® 2019 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados