CadastroENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume
Áudios
App Android
App IOS
Facebook Capital
Twitter Capital
Instagram Capital
YouTube Capital
Whatszap Capital

NOTÍCIAS - Cidade / Exclusivas

Sexta-feira, 27/07/2018 16:05
Por Ana Paula Novaes

Arquidiocese de São Paulo fará pesquisa para conhecer a realidade das paróquias da capital

Confira na reportagem de Carolina Mattos.

OUÇA





Pesquisadores voluntários farão visitas domiciliares em seis bairros da capital paulista
Foto: Luciney Martins/O São Paulo




A igreja católica fará uma pesquisa do sínodo arquidiocesano. Serão mais de 15 mil residências visitadas na capital paulista, com o objetivo de encontrar os católicos, saber como estão e ouvir suas opiniões.

Comandada pela Arquidiocese de São Paulo, com o apoio da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), a pesquisa acontecerá nos meses de julho, agosto e setembro.

Sobre este assunto, a repórter Carolina Mattos conversou com o padre Tarcísio Marques Mesquita, coordenador do sínodo e pároco da Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, no Tatuapé, zona leste da capital. “O nosso objetivo aqui na arquidiocese de São Paulo é continuar o que os cristãos devem sempre promover – o diálogo com todas as pessoas. E, nesse diálogo, saber o que as pessoas estão pensando, o que elas esperam de uma igreja cristã. Por isso, na medida do possível, vamos ouvir todo mundo e, dentro dessa gama católica aqui na cidade, sendo que queremos ouvir pouco mais de 15 mil católicos, faremos um apanhado sobre como anda, aos olhos do povo aqui da cidade de São Paulo a presença da igreja em todos os aspectos, da liturgia, das suas celebrações, a sua presença pública, o seu diálogo com a cidade, sua inserção nas realidades sociais e nos desafios urbanos”, destacou.


Padre Tarcísio Marques Mesquita, coordenador do sínodo
Foto: Luciney Martins/O São Paulo


Com a pesquisa, a igreja deve determinar suas ações futuras. “Queremos que as pessoas nos ajudem a pensar o nosso hoje, a nos olharmos no espelho e para planejarmos nossa vida e a presença da igreja na cidade para os próximos anos”, acrescentou.

O estudo deve atingir as 307 paróquias que formam a Arquidiocese de São Paulo, além de comunidades dentro do território paroquial.

A ideia de realizar o estudo foi do Cardeal Odilo Pedro Scherer. Serão utilizados aplicativos, para agilizar o processo. “Nessa evolução das conversar sobre a pesquisa, fomos chegando a esse ponto comum de que deveria haver uma maneira mais técnica, mais objetiva, e um recurso tecnológico que nos ajudasse a formar um perfil bem organizado na cidade de São Paulo. É um aplicativo que é baixado e, com esse recurso na mão, os nossos pesquisadores poderão realizar uma pesquisa já fornecendo, pela internet, as informações colocadas diretamente para a central para que a PUC compile esses dados, forme gráficos dessa realidade e possamos ajudar cada paróquia, cada estrutura pastoral a fazer uma análise a partir desses dados”, explicou.



O questionário será feito através de um aplicativo para tablets e smartphones, que estarão com os voluntários
Foto: Luciney Martins/O São Paulo


E o padre faz um pedido à população de São Paulo: “quero pedir que os ouvintes, tomando ciência de que teremos os visitadores presentes nos domicílios, que eles pudessem ser bem acolhidos, que as pessoas respondam às perguntas, sejam acolhedoras, porque nosso desejo é sermos solidários com a nossa cidade, com todas as pessoas, sem discriminação de credo religioso, mesmo que as pessoas não sejam religiosas, não tenham fé ou não sejam católicas. Nossa vontade é sermos uma igreja verdadeiramente do jeito que Jesus nos ensinou”, finalizou.

A pesquisa será feita através de um aplicativo para tablets e smartphones que estarão com os pesquisadores voluntários que visitarão seis regiões episcopais: Belém, na zona leste; Brasilândia e Santana, na zona norte; Ipiranga, na zona sul; Sé, na região central; e Lapa, na zona oeste de São Paulo.

Confira mais nos áudios no topo da página. Basta clicar os botões play.







Tags: 


Veja mais

Facebook Twitter Instagram YouTube Whatszap App Android App IOS
® 2019 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados