ENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume

NOTÍCIAS - Cidade

Quarta-feira, 20/06/2018 13:32
Por Ana Paula Novaes

IPEM-SP: Operação Copa encontra problemas em eletroeletrônicos

No período de 11 a 15 de junho, as equipes verificaram 4.572 produtos na capital e interior do estado




No total, foram fiscalizados 57 estabelecimentos
Foto: Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil




Na última sexta-feira (15) as equipes de fiscalização do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, encerraram a “Operação Copa”, que analisou no comércio paulista produtos da linha branca e eletroeletrônicos. 

No total, foram fiscalizados 57 estabelecimentos e encontradas irregularidades em 5 (8%). As equipes verificaram 4.572 produtos e encontraram erros em 7 (0,2%). Foram observados os padrões da ENCE e do Selo Procel de Economia de Energia, uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos, os que são mais eficientes e que consomem menos energia. 

A ação ocorreu no período de 11 a 15 de junho, na capital, Avaré, Fernandópolis, Piracicaba, Osasco, Santo André, Taubaté e Votuporanga. A operação integrou o plano de trabalho estabelecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e foi executada pelos órgãos delegados em todo país. 

Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares terão o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão. 

Em casos de dúvida, desconfiança ou se o consumidor encontrar irregularidades, entre em contato com o serviço da Ouvidoria do IPEM-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: [email protected]



Tags: 


Veja mais

® 2018 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados