CadastroENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume
Áudios
App Android
App IOS
Facebook Capital
Instagram Capital
YouTube Capital
Whatsapp Capital

NOTÍCIAS - Saúde

Segunda-feira, 23/04/2018 14:24
Por Ana Paula Novaes

Campanha de vacinação contra a gripe começa em todo o país nesta segunda-feira (23)

Confira na reportagem de Cid Barboza.

OUÇA






A vacinação será realizada em etapas. Hoje (23) começa a imunização de idosos e profissionais da saúde
Foto: Cid Barboza/Rádio Capital




Nesta segunda-feira (23) teve início a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. Aqui em São Paulo, o governador do estado, Márcio França, acompanhado pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, visitou durante a manhã o Centro de Saúde Pinheiros, zona oeste da capital paulista. A unidade realizou a primeira campanha do tipo há 20 anos.

“Começamos hoje essa importante campanha de vacinação. A Influenza é uma doença, um vírus que representa perigo para as pessoas com mais de 60 anos, para os bebês e gostaríamos que vocês nos ajudassem a divulgar essa ação pela importância que tem”, disse o governador.

Já o ministro Gilberto Occhi fez uma importante advertência: “o Ministério da Saúde está distribuindo 60 milhões de doses de vacina e o grande apelo é sensibilizar os professores, as crianças, os idosos, as mães no pós-parto, que necessariamente fazem parte do público-alvo e têm a necessidade de vacinação. A vacina é a única forma que temos de proteger as pessoas. No ano passado, apenas 77% das crianças do público-alvo foram vacinadas”, alerta.

Neste ano, as ações serão desenvolvidas em cerca de 6,5 mil postos de vacinação em todo o Estado, com a mobilização de mais de 36 mil profissionais. A primeira fase da campanha é voltada a idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e população indígena.

A partir de 2 de maio, serão vacinados na segunda etapa as crianças na faixa etária a partir seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto. No dia 9 de maio, a vacinação se estende para professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

A campanha ainda conta com o “Dia D” de vacinação, em 12 de maio, quando os postos de saúde funcionarão no sábado, das 8 às 17 horas.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil. Em 2018, até o momento, foram notificados 65 casos de SRAG no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza, causador de gripes, e 11 óbitos. Desse total, foram relacionados ao vírus A (H3N2) 19 casos e 3 óbitos. Em 2017, foram 1.021 casos e 200 óbitos, cerca de metade relacionados ao H3N2 – 562 casos e 99 mortes.

Saiba mais na reportagem de Cid Barboza. Basta clicar no botão play no topo da página.

 

Etapas da campanha de 2018

·                   Etapa 1: a partir do dia 23 de abril, para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas;

·                   Etapa 2: a partir de 2 de maio, para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto;

·                   Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros;

·                   Dia D: dia 12 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

 




Tags: 


Veja mais

Facebook Instagram YouTube Whatsapp App Android App IOS
® 2020 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados