ENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume

NOTÍCIAS - Arte e Lazer

Terça-feira, 13/03/2018 15:49
Por Ana Paula Novaes

Arquivo Público realiza exposição sobre o Rio Tietê

Nesta quarta-feira (14) um simpósio marcará a abertura da mostra




A exposição propõe uma expedição por documentos do acervo do Arquivo do Estado sobre os recursos naturais do Rio Tietê
Foto: Divulgação




O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), com apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e da Fundação Energia e Saneamento, realiza no próximo dia 14 de março o seminário “Expedição Tietê: registros de usos, ocupação e recuperação”, que marca a abertura de uma exposição com o mesmo nome.

O seminário é aberto ao público e discute a gestão das águas com foco no Rio Tietê. A mesa terá a participação do presidente do conselho da Fundação Energia, Sergio Augusto de Arruda Camargo; do professor da Unifesp e pesquisador Janes Jorge, autor do livro “Tietê, o rio que a cidade perdeu: São Paulo, 1890-1940”; do biólogo e ambientalista Cesar Pegoraro, consultor da Fundação SOS Mata Atlântica; e será mediada por Rose Marie Inojosa, do Arquivo Público do Estado. 

A exposição propõe uma expedição por documentos do acervo do Arquivo do Estado que registram as múltiplas formas com que a sociedade utilizou e utiliza os recursos naturais do Rio Tietê: do abastecimento de água para cidades à geração de energia por barragens e usinas hidrelétricas, às retificações do leito para permitir a ocupação e facilitar a navegação, passando pela mineração, o lazer, esportes e preservação.

Painéis verticais, vitrines e TVs exibindo documentos textuais, fotos, mapas e livros do acervo sob guarda do Arquivo Público e do Museu da Energia representam as diversas formas de utilização do mais extenso rio que corta o estado de São Paulo.  

A exposição fica em cartaz no saguão de entrada do Arquivo Público do Estado de São Paulo até o dia 23 de março. A visitação é gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9 às 17 horas. 

O endereço é Rua Voluntários da Pátria, 596, ao lado da estação Portuguesa-Tietê do metrô.



Tags: 


Veja mais

® 2018 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados