CadastroENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume
Áudios
App Android
App IOS
Facebook Capital
Twitter Capital
Instagram Capital
YouTube Capital
Whatszap Capital

NOTÍCIAS - Exclusivas / Saúde

Terça-feira, 06/03/2018 15:10
Por Ana Paula Novaes

Campanha com exames gratuitos alerta para os cuidados com a saúde renal

Confira na reportagem de Cris Santos.

OUÇA








Na próxima quinta-feira (8) será comemorado o Dia Mundial do Rim. Coincidentemente, este é também o Dia Internacional da Mulher. Unindo as comemorações, acontece a campanha de prevenção à doença renal, que este ano terá como tema “Saúde Renal da Mulher”.

Sobre este assunto, a repórter Cris Santos conversou com o professor adjunto de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Fundação ABC e médico nefrologista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, Daniel Rinaldi dos Santos.

Ele explica como funcionará a campanha. “A nossa intenção é alertar a população sobre as doenças renais e iremos fazer exame de urina para detectar a presença de albumina, que é uma proteína cuja presença na urina é indicadora de lesão renal. Vamos também verificar a pressão arterial e fazer o teste da quantidade de açúcar no sangue. Estes pacientes serão orientados sobre a prevenção e como ter uma saúde renal”, disse.

O médico destaca quais são os principais problemas que afetam os rins, principalmente das mulheres. “As principais causas de perda dos rins são o diabetes e a pressão alta. No caso das mulheres, temos que chamar atenção para algumas doenças como o lúpus eritematoso sistêmico, que é uma doença autoimune, que tem prevalência maior entre as mulheres. Elas também são mais acometidas por infecções do trato urinário, as nefrites agudas ou crônicas, que também podem fazer com que percam a função de seus rins. Mulheres com doença renal crônica também têm diminuição da fertilidade. E, quando engravidam, passa a ser uma gestação de alto risco”, frisa.

O médico alerta para os exames de rotina. “Dois exames são extremamente simples e determinam se você tem lesão renal ou não. Um deles é o exame de sangue de Creatinina, que mede como nossos rins funcionam. Outro é o exame de urina comum, que indica se você está perdendo sangue ou proteína na urina”, explica. “São exames baratos, que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde”, acrescenta.

Outro alerta feito por Daniel Rinaldi é que a doença renal é silenciosa. “A doença renal, praticamente, não causa sintomas. O indivíduo descobre que é portador quando já perdeu mais de 80% dos seus rins. Só aí aparecem os sintomas. Queremos alertar a população para que procure o médico, faça exames e verifique como está sua saúde renal”, finaliza.

A campanha será realizada no Ambulatório de Nefrologia, na Rua Silva Jardim, 501 – Centro, em São Bernardo do Campo. A ação acontece das 9 horas às 16h30 de quinta-feira (8).

Confira a entrevista completa nos áudios no topo da página. Basta clicar os botões play.





Tags: 


Veja mais

Facebook Twitter Instagram YouTube Whatszap App Android App IOS
® 2020 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados