ENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume

NOTÍCIAS - Exclusivas

Quarta-feira, 20/12/2017 14:07
Por Ana Paula Novaes

Papai Noel: psicóloga afirma que é saudável estimular as crianças a acreditarem no bom velhinho

Confira na reportagem de Carolina Mattos.

OUÇA





Segundo Carol Braga, a fantasia é essencial para que a criança construa a realidade
Foto: Reutilização/Wikipedia




Todos nós conhecemos o bom velhinho, de roupas vermelhas, barba branca e que traz presentes todo Natal. Ele sempre pergunta se você se comportou durante o ano. É essa a imagem que a maioria das crianças têm do Papai Noel, uma fantasia bonita em uma época de encantamento como é o Natal.

Muitos pequenos acreditam na magia do bom velhinho, que chega no trenó puxado por renas, e desce pela chaminé para deixar os presentes. No entanto, muitos pais têm a dúvida: eles devem ou não alimentar essa fantasia vivida pelas crianças?

Para responder esta pergunta, a repórter Carolina Mattos conversou com a psicóloga Carol Braga. Segundo ela, essa fantasia é essencial para que a criança construa sua realidade. A psicóloga ainda frisa até quando essa crença deve ser estimulada.

“O esperado é que a própria criança, aos poucos, saia do universo da fantasia e entre na realidade. Isso acontece, normalmente, antes da pré-adolescência, até por volta dos oito, nove anos de idade”, explica.

De acordo com Carol Braga, é saudável estimular os pequenos a acreditarem na fantasia. “Precisamos estimular as crianças para o mundo lúdico, para a fantasia, seja do Papai Noel, do Coelhinho da Páscoa, os super-heróis, as princesas”, diz.

E quando surge a dúvida na criança? O que fazer? A psicóloga explica: “quando for questionado pela criança, o ideal é que a gente diga a verdade. Você pode desde falar que não existe até explicar o que significa isso. Por exemplo, o Papai Noel não existe como uma pessoa, mas existe como um símbolo, que representa essa magia dessa época do ano”, orienta.

Ela ainda deixa uma dica para os nossos ouvintes. “O que eu digo é para alimentar a criança que existe dentro de cada um, pois isso nos causa uma enorme sensação de prazer, essencial para nossas vidas”, finaliza.

Confira a entrevista completa no áudio no topo da página. Basta clicar o botão play.






Tags: 


Veja mais

® 2018 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados