ENTRAR
OUÇA A RÁDIO CAPITAL AO VIVO | AM 1040
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado

NOTÍCIAS - Dinheiro / Exclusivas

Quarta-feira, 13/12/2017 14:15
Por Ana Paula Novaes

Educador financeiro dá dicas para não se endividar com as viagens de fim de ano

Confira na reportagem de Cid Barboza.

OUÇA





É preciso se planejar para não começar o ano novo cheio de dívidas
Foto: Marcos Santos/USP Imagens




Com a chegada do final do ano e as festas, os gastos costumam aumentar nesse período. Além disso, é comum o costume de viajar no final do ano, o que exige ainda mais dinheiro. Com isso, há o risco de se começar o novo ano endividado.

Para evitar que isso aconteça e que aquela tão esperada viagem de fim de ano te deixe cheio de dívidas, o repórter Cid Barboza conversou com o educador financeiro, Reinaldo Domingos, que deu dicas para não começar o ano no vermelho.

“Quando está tudo programado, tudo certo. O problema são viagens imprevistas”, disse.

Cinco passos são fundamentais no planejamento de uma viagem: saber quanto vai custar, negociar os preços, conhecer seu bolso, levar uma quantia extra e não esquecer das contas a pagar.

“A família deve se reunir, definir o destino e saber quanto custa essa viagem. Feito isso, é preciso verificar dentro do seu orçamento quanto de dinheiro se tem para essa viagem. E você deve ter pelo menos 50% a mais para gastar, para fazer a viagem com tranquilidade”, frisa.

Ele alerta ainda para o uso do cartão de crédito e que não se deve esquecer das contas a pagar no início do ano. “Em janeiro temos diversos compromissos, como, para quem tem carro, o IPVA, o IPTU, material escolar e tudo isso leva a um gasto maior. A conta do cartão de crédito vai chegar junto”, finaliza.

Confira a entrevista completa nos áudios no topo da página. Basta clicar os botões play.






Tags: 


Veja mais

® 2018 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados