CadastroENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume
Áudios
App Android
App IOS
Facebook Capital
Twitter Capital
Instagram Capital
YouTube Capital
Whatszap Capital

NOTÍCIAS - Dinheiro

Segunda-feira, 04/12/2017 14:17
Por Ana Paula Novaes

Educador financeiro dá dicas para fazer boas compras para o Natal

Confira na reportagem de Carolina Mattos.

OUÇA





Pesquisar os preços e ter paciência são fundamentais para não comprar gato por lebre
Foto: Pedro Bolle/USP Imagens




Com a grana da primeira parcela do 13º salário nas mãos, quem é que não ficar tentado a fazer compras? A partir de agora, começa também a correria de final de ano, em busca dos melhores preços para os presentes de Natal.

Para dar dicas para essa maratona de compras, a repórter Carolina Mattos conversou com o educador financeiro Reinaldo Domingos, que explicou qual deve ser o primeiro passo que o consumidor deve dar. “Antes de ir às compras é importante que você saiba o que é que você precisa comprar, quais são as pessoas que você precisa presentear e também qual é o valor do seu bolso, a quantidade de dinheiro que você pode disponibilizar para essas compras”, destaca.

Ele lembra que a pesquisa de preços é uma ótima aliada para fazer as melhores compras. “Ao fazer tal pesquisa, a internet pode ajudar demais, já que você pode pesquisar promoções. Mas é importante que se compare várias lojas presenciais e fazer essa abordagem”, acrescenta.

Reinaldo Domingos também responde a eterna dúvida dos brasileiros: pagar à vista ou parcelado? “Para fazer uma compra muito bem-sucedida você precisa olhar para o seu orçamento financeiro e verificar a capacidade de compra que você tem daquele presente ou daquilo que você quer adquirir. Assim, você verá se tem condições de pagar à vista ou se tem o dinheiro para pagar parcelado e se você terá capacidade para honrar esse compromisso”, orienta.

O orientador financeiro ainda dá uma dica de comportamento na hora da compra. “O tempo é um agente que pode nos fazer comprar muito bem ou muito mal. Nós precisamos ter tempo e tranquilidade. Quando ela sai comprando correndo, vai pagar mais caro e gastar muito dinheiro”, indica.

Apesar da crise, Reinaldo Domingos deixa um recado para os ouvintes da Rádio Capital. “O importante nesse final de ano é ter consciência de que é uma data comemorativa. Devemos estar mais ligados ao espiritual do que às compras. Comprar com consciência é legal, comprar lembranças é legal, mas o mais importante é que você respeite o seu padrão e custo de vida e, em especial, quanto você tem dinheiro para fazer esse investimento”, finaliza.

Confira a reportagem completa no áudio no topo da página. Basta clicar no botão play.






Tags: 


Veja mais

Facebook Twitter Instagram YouTube Whatszap App Android App IOS
® 2019 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados