ENTRAR
OUÇA A RÁDIO CAPITAL AO VIVO | AM 1040
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado

NOTÍCIAS - Educação / Exclusivas

Segunda-feira, 13/11/2017 15:32
Por Ana Paula Novaes

Projeto incentiva a participação de meninas nas áreas de Exatas

O Elas nas Exatas está com edital aberto para a escolha de dez projetos. Confira na reportagem de Cid Barboza.

OUÇA





O edital do Elas nas Exatas recebe inscrições até 28 de novembro
Foto: Divulgação



As meninas estão, tradicionalmente, fora de um segmento importante da Educação e do mercado de trabalho: as Ciências Exatas e Tecnológicas. Você já parou para pensar o porquê de isso ainda acontecer?

Segundo relatório da Unesco, as adolescentes não buscam as ciências e os estudos técnicos na mesma proporção que os meninos por diversos os motivos. Entre eles estão a desigualdade de gênero, educação sexista, estereótipos de gênero no ambiente escolar.

Para tentar corrigir esse problema, a ONU Mulheres conta com um projeto chamado “Elas nas Exatas”, que incentiva a inserção de jovens do ensino médio público nestas áreas. Sobre essa ação, o repórter Cid Barboza conversou com Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, um dos parceiros da iniciativa, juntamente com a Fundação Carlos Chagas e a Ong Elas – Fundo de Investimento Social.

“Não há incentivo e, mais do que isso, todos os indicadores sinalizam que as escolas públicas e privadas desmotivam as jovens a fazer uma trajetória em Exatas, sobretudo na conclusão do ensino médio. Essa é uma visão muito machista, masculina, e na prática do dia a dia da escola identificam-se os perfis dos meninos mais associados às áreas de Matemática, Física, Química – as Exatas – e, de alguma forma, inibem as meninas de buscar estas áreas”, frisa.

Para promover a participação das meninas na área, até o dia 28 de novembro, as escolas públicas de ensino médio e organizações sociais que se dedicam à promoção da educação, da defesa dos direitos das mulheres e dos direitos humanos em todo o país poderão inscrever projetos no II Edital Gestão Escolar para a Equidade: Elas nas Exatas.

O novo edital vai apoiar 10 projetos em todo o Brasil para aproximar meninas das ciências exatas e tecnologias. As propostas escolhidas receberão R$35 mil em doação.

Mais informações e inscrições no site www.fundosocialelas.org/elasnasexatas.

Confira mais na reportagem em áudio no topo da página. Basta clicar o botão play.






Tags: 


Veja mais

® 2017 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados