CadastroENTRAR
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado
Volume
Áudios
App Android
App IOS
Facebook Capital
Twitter Capital
Instagram Capital
YouTube Capital
Whatszap Capital

NOTÍCIAS - Exclusivas / Saúde

Segunda-feira, 28/08/2017 14:38
Por Ana Paula Novaes

Aparelhos eletrônicos podem prejudicar desenvolvimento de crianças até dois anos de idade

Confira na reportagem de Carla Mota.

OUÇA






Com a tecnologia fazendo parte da vida das crianças cada vez mais cedo é natural que eles aprendam rapidamente a mexer nos diferentes tipos de aparelhos eletrônicos. Entretanto, o mundo digital que tanto favorece a nossa vida pode atrapalhar o desenvolvimento dos bebês menores de dois anos.

Sobre esse assunto, a repórter Carla Mota conversou com a fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, que explicou como as tecnologias podem ser prejudiciais para os pequenos. “Estes aparelhos privam as crianças de uma interação com outras pessoas. A criança interage com o aparelho, sendo que essa é uma interação sem grandes funções, e, a criança, principalmente nos dois primeiros anos de vida, aprende justamente pela interação com outras pessoas, com os adultos”, destaca.

Segundo ela, um dos males que as tecnologias podem causar nos primeiros anos de vida de uma criança é o prejuízo à fala. “Ela não adquire o vocabulário. No primeiro ano, a interação com os adultos e a nomeação correta das coisas é fundamental para o desenvolvimento da linguagem, que é expressa através da fala”, frisa.

Outro problema, é que a criança pode se isolar socialmente. “Existem até crianças com um quadro que foi confundido com o espectro autista, mas que estão simplesmente dentro de uma falta de estimulação adequada”, diz.

De acordo com a fonoaudióloga, muitas vezes, os pais oferecem estes equipamentos às crianças como um ‘cala a boca’. “Por outro lado, eles não oferecem brinquedos ou livros, com os quais a criança possa interagir e que tenham função de desenvolvimento. É comum observar famílias almoçando em restaurantes e as crianças estão com aparelhos eletrônicos”, ressalta.

Confira mais na reportagem em áudio. Basta clicar o botão play.  






Tags: 


Veja mais

02/10 09:38: Outubro Rosa
Facebook Twitter Instagram YouTube Whatszap App Android App IOS
® 2019 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados