ENTRAR
OUÇA A RÁDIO CAPITAL AO VIVO | AM 1040
NO AR:
PRÓXIMA ATRAÇÃO:

Parado

NOTÍCIAS - Polícia

Quinta-feira, 09/02/2017 15:52
Por Ana Paula Novaes

Fique alerta! Criminosos aplicam golpe com promessa de créditos no Uber

Confira na reportagem de Cid Barboza.



Mais um golpe na praça: dessa vez, envolvendo o aplicativo de transporte Uber. Algum espertalhão está oferecendo créditos no serviço, mas, quando a pessoa tenta ter acesso ao benefício, cai em uma armadilha.

O repórter Cid Barboza conversou com Thiago Bordini, diretor de Inteligência Cibernética do Grupo New Space, professor de Computação Forense e integrante da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB. Ele explicou como funciona o golpe.

“O que os fraudadores estão fazendo é enviar mensagens para pessoas que já possuem o aplicativo Uber ou aquelas que nem mesmo tem o aplicativo instalado no celular, prometendo créditos de valores até R$150 para o período do Carnaval para novas indicações. O que acontece é que o fraudador criou uma página semelhante à do Uber e pede uma série de dados da pessoa para confirmar essa indicação, como nome, CPF, endereço de e-mail e os dados do cartão de crédito da pessoa. O fraudador coleta esses dados e utiliza para fazer compras online em outros estabelecimentos”, destaca.

A mensagem mentirosa pode chegar por SMS, e-mail, Whatsapp e por links patrocinados nas redes sociais. “O primeiro passo é desconfiar de tudo. Como diria minha vó: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Confira se essa promoção é real. Entre no site da empresa, não clique em links”, acrescenta.

Confira mais na reportagem de Cid Barboza. 

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

® 2018 Rádio Novo Mundo Ltda - Todos os direitos reservados